quarta-feira, 30 de junho de 2010

Afrodescendente- Norberto Dias



Relatório

Iniciamos o trabalho com uma discussão sobre a cultura local dos afrodescendentes, em sala de aula. Em seguida elaboramos um questionário para entrevistar o afro descendente.
Descobrimos que de seus 73 anos, o senhor Norberto Dias das Chagas mora há 40 em Uruaçu, vindo de Niquelândia- GO sua cidade natal.
Esse senhor que antes converter-se ao protestantismo gostava de ir a festas, dançar forró e escutar músicas sertanejas e populares, agora prefere ir a igreja e escutar música gospel.
Com somente o ensino fundamental completo foi operador e agora aposentado, é vendedor de produtos naturais. Trabalhando honestamente sonha em comprar uma casa própria, onde possa viver com tranqüilidade junto a sua família.
Ao contrário da maioria dos afrodescendentes, disse nunca ter sofrido preconceito racial e nem discriminação qualquer. Fisicamente é negro, alto, forte e tem cabelos escuros e bigode. Apesar da aparência séria é uma pessoa dócil e de bem com a vida.
Coma apresentação do material de todos os grupos percebemos que o senhor Norberto foi um caso a parte em relação aos demais entrevistados. Vimos que os outros sofreram sim algum tipo de discriminação, ele não.
Uma coisa em comum entre os entrevistados foi que eles começaram a trabalhar muito cedo. Em geral a vida de um afrodescendente é mais difícil, pois vivemos em uma sociedade preconceituosa.

Um comentário:

  1. Postado por Bárbara Cristina, Caroline Bispo e Jéssica Theodoro - 2º ano de Informática

    ResponderExcluir